O ENEM está chegando, fique atento às datas


12 de janeiro de 2021
ENEM

Olá, tudo bem?

Todo ano ocorre o ENEM, o Exame Nacional do Ensino médio, que tem por objetivo avaliar o desempenho do estudante ao final da escolaridade básica. Além disso, hoje o ENEM é uma porta de entrada para as grandes faculdades do país.

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as provas mais aguardadas por milhões de estudantes brasileiros em busca de melhores condições de vida, irão acontecer com algumas mudanças.

Por isso, se você vai prestar o ENEM em 2021, precisa ficar atento às novas datas, horários e documentos que devem ser levados no dia, beleza?

Mas fique tranquilo, pois nós preparamos um checklist aqui para você não esquecer de nada. Vamos lá? Lápis e papel na mão, e anote tudo aí.

Datas das provas do ENEM

As provas do ENEM ocorrerão em dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro de 2021, ambas pela tarde. Para os alunos que já estão inscritos, poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, onde estão as informações de data, horário e local do exame.

Acesse o Cartão de Confirmação de Inscrição do ENEM aqui.

No primeiro domingo (17 de janeiro de 2021), ocorrerão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com 5h de 30 de duração.

No segundo domingo (24 de janeiro de 2021), as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, com 5h de duração.

Está anotando tudo aí, né? Beleza! Agora, se liga nos horários:

Horários das provas do ENEM

O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela aplicação do exame, reforça que o horário impresso no cartão de confirmação é o de Brasília.

É muito importante você se atentar a essa informação e ajustar o seu relógio para o horário de Brasília, combinado? Atenção para os horários:

1º dia de prova (17 de janeiro de 2021)

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas do primeiro dia

2º dia de prova (24 de janeiro de 2021)

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

18h30 – Término das provas do segundo dia

No geral, o exame terá uma redação e 45 questões em cada uma das 4 áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

O resultado do exame está previsto para ser divulgado em 29 de março de 2021.

ENEM em forma digital

Pela primeira vez, o ENEM será aplicado em formato digital também, além da prova escrita e presencial. As provas acontecerão nos dias 31 de janeiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2021.

Para você que vai prestar a prova digital, confira no site do Inep mais informações. Para ir ao site do Inep, clique aqui.

O que você precisa levar no dia?

No dia das provas, é importante que você leve o seu cartão de confirmação de inscrição do Enem, junto com um documento oficial com foto, que é obrigatório. Atenção!!! Sem o documento com foto oficial você não faz a prova, certo? Então, não esqueça!!!

Para facilitar, preparamos um breve checklist para você conferir:

– Documento oficial com foto (não será permitida a apresentação de versão digital ou cópia autenticada);

– Caneta esferográfica transparente de tinta preta (para preencher o gabarito);

– Máscara de proteção;

– Alimento para comer durante a prova, por exemplo: barrinha de cereal, chocolate, água ou água de coco. Prefira alimentos mais leves, não gordurosos e tome um café reforçado antes da prova. Todos os alimentos serão vistoriados antes pelos fiscais de prova, e ao comer, o estudante deverá tomar alguns cuidados essenciais, seguindo todos os protocolos de segurança.

Se você quer saber como serão os protocolos durante a prova, clique aqui

O que não é para levar no dia da prova?

Atenção para alguns materiais que não devem ser levados para o local de prova. O uso de qualquer um desses materiais durante o exame, pode prejudicar ou até mesmo gerar a sua desclassificação.

– Folhas ou bloco para rascunho;

– Lápis, borracha, caneta com material não transparente;

– Livros ou manuais;

– Calculadora, tablet, relógio, agenda eletrônica, pen-drive e outros equipamentos eletrônicos;

– Boné, acessórios para usar na cabeça, fones de ouvido e chaves;

O uso do celular é proibido durante o exame. Por isso, será obrigatório guardar em um envelope fornecido pela organização, que será lacrado e identificado com o nome do aluno.

Datas do ENEM para estudantes que tiveram Covid-19

Para os alunos que foram diagnosticados com Covid-19 antes da realização das provas, poderão realizar também o exame em outras datas: 24 e 25 de fevereiro (quarta e quinta-feira).

Caso o estudante tiver com sintomas da Covid-19 nas vésperas do exame, é importante entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC pelo número 0800-616161 para informar o caso.

Prepare-se para o exame mais aguardado do ano

Para você que vai prestar o ENEM, é importante ficar atento à algumas dicas.

Com elas, você poderá mandar muito bem nas provas:

Saiba os assuntos que serão cobrados nas provas (aqueles que citamos acima);

Leia atentamente o edital do ENEM e cuidado com as atitudes que podem desclassificar você das provas. Para ler o edital completo, clique aqui.

Leia bastante e interprete com atenção os textos. Uma dica: o tema da redação geralmente traz um tema da atualidade… pesquise, estude, fique antenado!

Para treinar, faça simulados para controlar o tempo de prova. Atente-se aos tempos que citamos acima e faça a prova dentro do tempo estipulado.

Pratique a redação, escolha alguns temas atuais e escreva sobre eles, em diferentes estilos: dissertação, resenha, resumo etc.

Descanse bem antes das provas. É essencial alimentar-se bem, com comidas mais leves, e descansar o corpo e a mente para o dia da prova, que é extensa e bem exaustiva.

Chegue com antecedência ao seu local de prova. Fique atento ao horário para não dar de cara no portão e virar meme na internet, combinado? Uma dica: use o Google Maps e pesquisa o tempo estimado de chegada da sua casa ao local de prova, fique atento aos horários de ônibus, se for pegar Uber ou 99, chame com muita antecedência.

Para mais dicas, clique aqui e saiba mais como se preparar para as provas.

Na hora do exame você pode ficar tranquilo, pois todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão seguidos, como distanciamento entre as carteiras, álcool em gel para as mãos e para higienizar as carteiras, e uso obrigatório de máscara nos locais de prova.

Isso tudo será fiscalizado e se caso não for cumprido, poderá gerar a sua desclassificação. Portanto, respeite as orientações e tome os devidos cuidados.

Nós sabemos o quanto você é capaz e estamos na torcida para você mandar bem no ENEM!

Continue acompanhando nosso Facebook e Instagram, e se quiser conversar com a gente, mande um whats pra nós.

Boa prova e vai com tudo! 🚀

Abraços.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Envia um Oi pra gente WhatsApp 14 99796-0739 (VAGAS LIMITADAS)