Olá, tudo beleza? Pois bem, temos uma notícia de última hora para você: A MICROPRO MARÍLIA DEIXARÁ de existir!!!!!!!!!!!!!!!!
Ei, PARA-TUDO! Você não acreditou nessa notícia, né? E nem é para acreditar, pois é uma notícia falsa: a famosa fake news! Nesse post, vamos falar de um assunto muito sério e aprender algumas dicas de como identificar as fake news para não cair nelas!
Hoje em dia muito se fala sobre esse termo “fake news”, que significa notícia falsa. Isso porque esse tipo de informação tem acontecido bastante e se espalhado rapidamente.
Com os meios de comunicação atuais, como smartphones, tablets, notebooks, entre outros, essas notícias são compartilhadas de maneira rápida, mesmo sem saber se são informações verdadeiras ou não.
Você com certeza já deve ter passado por uma situação em que recebeu de algum familiar ou amigo uma notícia estranha, se assustou com ela e só depois, quando você foi pesquisar, viu que a notícia na realidade não passou de uma informação que não era verdade.
Isso tem se tornado muito comum e é necessário termos cuidado para não cairmos nessas armadilhas que são tão ruins e que podem gerar situações muito estressantes.
Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes sobre como identificar as “fake news” e evitar que você seja enganado por elas.
1. Avalie a fonte, o site e o autor da notícia
Isso porque tem muito site publicadores desse tipo de notícia que possuem nomes parecidos com endereços de sites de notícias verdadeiras. Desconfie desses conteúdos e evite acreditar de primeira na informação que aparentemente seja duvidosa ou absurda;
2. Leia a matéria completa
É importante que você faça a leitura da notícia do começo ao fim, sem se prender somente ao título e ao subtítulo. Isso porque muitas vezes pode acontecer de ambos não estarem falando a mesma língua do texto, isto é, o título e o subtítulo não ter nada a ver com que a matéria traz. Atente-se a isso
3. Avalie a estrutura do texto
Sites que divulgam fake news geralmente apresentam erros graves de estrutura, como formatação, uso exagerado de pontuação, erros de português e textos em caixa alta, demonstrando exagero. Desconfie de conteúdos que apresentem essas falhas.
4. Pesquisa a informação em outros sites de conteúdo
Se você encontrar a mesma informação em sites confiáveis, aí tudo bem. Mas sempre desconfie se você receber aquela notícia bombástica que não está sendo divulgada em mais nenhum site. Pode ser “fake news”.
5. Só compartilhe se a informação realmente for verdadeira
Uma dica importante está no item anterior: verifique antes se a informação realmente está sendo divulgada em outros canais. Certifique-se de que aquele conteúdo é verdadeiro e, depois, compartilhe com amigos, familiares, grupos de WhatsApp etc. Evite compartilhar uma notícia por impulso, pois uma vez compartilhada, você não terá mais controle sobre essa informação.
Pronto. Se você seguir essas dicas e praticá-las, com certeza fará a sua parte para evitar que notícias falsas se espalhem cada vez mais, gerando transtornos incontroláveis.
Por isso, seja consciente e verifique a informação antes de repassar para as outras pessoas. E claro, continue acompanhando nosso Facebook, Instagram e nossos conteúdos aqui no blog.
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de compartilhar conosco uma situação de “fake news”, deixe nos comentários ou manda um Whats para nós contando como foi. Nós podemos ajudar e orientar você em situações como esta.
Fique atento e até a próxima,
Abraços.