E aí, tudo joia?
Hoje, 22 de abril, comemoramos o marco mais importante para a nossa nação: o Descobrimento do Brasil. Foi neste dia, no ano de 1500, que os portugueses chegaram ao território brasileiro, um dos momentos mais marcantes das grandes navegações durante o século XV.
As grandes navegações eram expedições organizadas por portugueses, para explorar outros territórios e descobrir novas terras, pelo Oceano Atlântico. Neste contexto, Portugal organizou uma nova expedição, com a liderança de Pedro Álvares Cabral, cavaleiro da Ordem de Cristo desde 1494.
Foi uma grande expedição, que contou com cerca de 1500 homens, rumo à Lisboa, no dia 9 de março de 1500. Pedro Alvares Cabral avistou as terras brasileiras em 22 de abril de 1500, e esse descobrimento foi relatado por Pero Vaz de Caminha, escrivão que fazia parte da expedição.
Mas, hoje, além de toda importância dessa história, nossa ideia é trazer algumas curiosidades sobre esse marco na história de nosso país. Vamos lá:
- Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, os índios, nossos primeiros habitantes, receberam eles com um ritual de dança.
- A expedição de Pedro Alvares Cabral contou com 13 embarcações, sendo 9 naus, 3 caravelas e uma naveta onde guardavam mantimentos. Também contou com 1200 a 1500 homens. Uma das embarcações, com cerca de 150 homens, desapareceu durante a expedição e nunca mais foi encontrada.
- Quando os portugueses chegaram no litoral baiano, existiam duas nações indígenas: os tupiniquins e os tupinambás. Os tupiniquins apoiavam os portugueses e os tupinambás os franceses, que queriam dominar o território.
- Os índios, nativos das terras brasileiras, denominavam elas como “Pindorama”, que significa “terra das palmeiras” em tupi.
- Antes do descobrimento, mais de mil línguas eram faladas no Brasil. Hoje são apenas 100 que ainda existem e apenas 11 delas são faladas.
- O primeiro nome dado às terras brasileiras por Pedro Alvares Cabral foi “Terra de Vera Cruz”, em homenagem à cruz da Ordem de Cristo que fazia parte de suas caravelas.
- Em 26 de abril de 1500, foi realizada a primeira missa no Brasil. Quem celebrou foi o Frei Henrique de Coimbra, que fazia parte da expedição de Cabral, e a missa aconteceu em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, na Bahia.
- A primeira capital do Brasil foi Salvador, onde se encontra a primeira rua do Brasil, a “Rua Chile” que antes era chamada de “Rua Direita dos Mercadores”. Foi criada por Tomé de Souza, em 1549.
- O primeiro documento escrito da História do Brasil foi a Carta de Pero Vaz de Caminha. O texto continha 7 páginas de texto escrito à mão, e media cerca de 299 por 296 milímetros.
E aí, gostou? Já conhecia alguma dessas curiosidades? Deixe seu comentário.
Continue acompanhando nosso Facebook, nosso blog, nosso Instagram, e fique por dentro de todas as novidades da nossa escola. E se quiser conversar, mande um Whats pra gente. Estamos sempre à disposição para ajudar você! 🤝🧡
Valorize a nossa história e seja um profissional preparado para o mercado! Pedro Álvares Cabral já descobriu o Brasil, agora falta você descobrir o futuro brilhante que te espera aqui! #VemPraMicropro.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe com amigos!
Até a próxima. Grande abraço.