Você já ouviu falar em phishing? Conhece alguém que já passou por essa situação? Se não, saiba que todos os usuários da internet estão propensos a vivenciar esse tipo de golpe.
Porém, o Blog MicroPro Marília selecionou algumas informações esclarecedores para nunca cairmos nesse tipo de cilada.
Phishing é o crime de enganar pessoas para que elas compartilhem informações confidenciais, como senhas e número de cartões de crédito.
Ele funciona como se fosse uma “pescaria”, se os usuários mordem a isca e clicam no link, os hackers roubam senhas, acessos, logins e até mesmo dinheiro.
Atualmente, existem várias maneiras de fisgar a vítima. Conheça os mais utilizados:
1. Falsos e-mails ou mensagens
Esse é o tipo phishing mais comum, os hackers enviam e-mails ou mensagens que parecem ser de empresas conceituadas.
Geralmente, são sites de bancos ou sites que o usuário confia. Por exemplo: um e-mail dizendo que seus dados precisam ser atualizados, pois a conta bancária pode ser desativada. Se o destinatário não percebe que se trata de um golpe, ele pode acabar sendo direcionado para a página e tudo o que é digitado passa a ser coletado pelos criminosos cibernéticos.
Fiquem atentos, interface do site é a mesma e tudo parece ser real!
As mensagens podem chegar também pelo WhatsApp.
2. Ataque ao Google Drive
Os criminosos cibernéticos possuem interesse em acessar a plataforma do Google Drive, uma vez que seu uso por empresas e usuários está aumentando consideravelmente.
Eles enviam um falso e-mail do Google e pedem para que o usuário clique em um link que será direcionado para a página do golpe.
3. Empresas
Para atingir as empresas, eles utilizam o phishing com funcionários que ocupam cargos altos. Os hackers enviam e-mails solicitando arquivos e senhas. Os colaboradores respondem, pois acreditam que aquela mensagem seja do seu superior.
4. Bitcoins
Os hackers utilizam o phishing em sites disfarçados de serviços de câmbio ou e-mail com ótimas oportunidades, porém todas são falsas.
5. Smishing SMS
O smishing é um tipo de phishing enviado por SMS de empresas supostamente renomadas. Nessas mensagens de textos oferecem prêmios e brindes que não existem.
Esses são alguns exemplos dos golpes de phishing mais utilizados na internet. Portanto, é sempre bom ficarmos atentos aos links e sites em que colocamos informações confidenciais.
Se tiver dúvidas, ligue na empresa que encaminhou a mensagem ou e-mail e confira se a informação é verdadeira.
Por hoje é só pessoa! Não esqueça de acompanhar as próximas postagens do Blog, Facebook e Instagram também. Até a próxima!!