Olá, tudo bem? Por acaso você já ouviu falar em Analista de Suporte Técnico? Pois bem, você pode até ter escutado por aí sobre essa profissão, se interessado, mas ficou se perguntando onde é que esse profissional pode trabalhar, certo?
Então, fique com a gente e descubra onde um analista de suporte técnico pode atuar.
Se você já foi uma criança que adorava desmontar brinquedos, cresceu fazendo gambiarras, abrindo computadores, criando o que vinha na mente, você poderia ser um Analista de Suporte Técnico no futuro. Já pensou nessa possibilidade?! Fique ligado.
Tá, mas vamos ao que interessa, né? Afinal, o que é um Analista de Suporte Técnico, o que ele faz e onde pode atuar?
Sobre a profissão
Um analista de suporte técnico é responsável por selecionar, implementar e fazer a manutenção de hardwares e softwares, sejam eles básicos e de apoio.
Mas, o que significam esses termos? Antes de continuar, vale aqui uma breve explicação sobre hardware e software para clarear as ideias, não é mesmo?
Hardware está relacionado ao componente físico, interno ou externo ao computador ou ao celular. São eles: processadores de computador, placas mãe, controle de videogame, monitor, mouse, caixas de som etc.
Já o software diz respeito ao programa rodado em um computador, celular ou dispositivo, como Windows, iOS, Android e aplicativos de smartphone.
O analista também tem a responsabilidade de definir o controle de acesso a estes recursos, participa da documentação da área diariamente e faz o acompanhamento do desempenho dos recursos técnicos que estão sendo utilizados. Bastante coisa, não é?
Resumindo… Um analista de Suporte Técnico atua na área de tecnologia e suporte de uma empresa, realizando toda a manutenção na rede e nos computadores, instalando e desinstalando softwares, ajudando e esclarecendo dúvidas de pessoas do mesmo setor.
Onde o profissional pode atuar?
Em geral, a profissão apresenta inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Ele atua em diferentes locais, como empresas, lojas, escolas, indústrias etc.
Por exemplo, uma analista pode atuar em estabelecimentos de assistência técnica, lojas de vendas de computadores, departamento técnico das empresas, escolas de informática. E você acha que acabou?
Ele ainda pode atuar como instalador de redes, assistência técnica de smartphones, lojas de segurança virtual e autônomo. Ufa, oportunidades não faltam!
Sobre o curso de AST na Micropro
Você que se interessou na possibilidade de trabalhar na área de tecnologia e deseja adquirir conhecimentos e melhorar suas habilidades na área, o curso de Analista de Suporte Técnico da Micropro pode ser sua grande chance.
O curso é composto por 21 módulos e, como ele, você se tornará um especialista em hardware, redes, sistemas Android, iOS, Linux, automação residencial, entre outros.
Clique aqui e confira a grade curricular do curso e as disciplinas ministradas por professores feras no assunto.
Chegou a sua hora de fazer a diferença e conquistar o mercado de trabalho. Pode contar com a Micropro, pois nós temos o prazer e a missão de ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
Continue acompanhando nosso Facebook, Instagram e, claro, nossos conteúdos aqui no blog. Caso você tenha se interessado pelo curso, manda um Whats ou uma mensagem para a gente em nosso contato para saber mais.
Até o próximo post.
Abraço!