Você sabe por que celebramos o Dia Internacional da Mulher?
Muito mais do que ser celebrado, o dia 08 de março deve ser respeitado, pois marca um dia muito importante para a história de toda mulher.
Todos nós sabemos o quão grande é a luta das mulheres, seja no ambiente de trabalho, na vida social, no ambiente escolar e em muitos outros aspectos. Mas essa luta não é de hoje!
Então, neste blog, dedicamos um espaço especial para expressar todo respeito que temos pela história da mulher, contando a história e homenageando todas as mulheres em nossa sociedade.
Afinal, você sabe por que comemora o Dia Internacional da Mulher? Leia este artigo até o final que a gente vai te contar.
Por que comemoramos este dia?
Muitas são as mulheres da nossa nação. De cores, raças, jeitos, culturas, pensamentos, lutas, vidas, histórias e mundos diferentes.
Há aquelas que cuidam dos filhos, que se dedicam ao próximo, que persistem por uma missão ou objetivo maior, além daquelas que sorriem, que choram, que gritam, que lutam.
Mas essa tal celebração não foi fruto de um episódio feliz…
Em meio a tantas histórias contadas sobre essa data, a que mais prevalece é a do incêndio em uma grande fábrica têxtil em Nova Iorque, que provocou a morte de muitas operárias.
O incidente aconteceu em 26 de março de 1911, e foi marcado por inúmeros protestos e reivindicações por parte das mulheres operárias da época.
Porém, as lutas das mulheres por seus direitos começaram muito antes desse acontecimento.
A história por trás da história!
Desde o século XIX, período da Revolução Industrial, já existiam grupos femininos que lideravam movimentos em protesto às condições ruins de trabalho.
Nesse contexto, houve relatos de que o primeiro Dia da Mulher foi celebrado em maio de 1908, nos Estados Unidos, a partir de uma manifestação por igualdade econômica e política no país.
Com a Primeira Guerra Mundial, em 1914, mais protestos ocorreram, quando, finalmente na Rússia, em 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias se juntaram e se manifestaram contra o Czar Nicolau II, devido às más condições de trabalho, fome e participação da guerra.
Foi nesse protesto, conhecido como “Pão e Paz”, que a data se concretizou, sendo oficializada apenas em 1921.
Além disso, em 1945, a ONU – Organização das Nações Unidas – assinou o primeiro acordo internacional sobre igualdade entre homens e mulheres. E em 1977, reconheceu a data como oficial.
Elas merecem nosso respeito!
Muito mais que um símbolo de força, afeto e dedicação, toda mulher precisa ser respeitada, precisa ser valorizada.
Elas têm ocupado em nossa sociedade posições muito importantes, exercendo papéis de líderes e influenciadoras. Mas a luta ainda é grande, é longa.
Luta-se pelo respeito, pela igualdade salarial, pelo reconhecimento, pela vida!
É com imenso orgulho, respeito e admiração que parabenizamos a todas as mulheres por tantos anos de luta, histórias, conquistas, lições de vida e coragem para enfrentar todas as barreiras que sempre lhes impediram de crescer.
São elas que nos inspiram a sermos melhores, a lutar e nunca desistir de nossos sonhos. Somos ensinados por elas que a persistência nos leva para caminhos mais prósperos.
Símbolo de fortaleza, dedicação e afeto, as mulheres já conquistaram muitos feitos e ainda terão muito a conquistar, em direitos, condições igualitárias de trabalho e qualidade de vida.
Vocês, mulheres, são a força do mundo!
Toda mulher pode fazer e ser o que elas quiserem, com toda força e sensibilidade, elas movimentam o mundo, movem barreiras e fortalecem a nossa base.
Obrigado por nos inspirarem todos os dias, pela força, garra e sabedoria que nos abraçam e acolhem.
Vem pra Micropro Marília
Temos uma estrutura incrível te esperando por aqui, e professores animados para te ensinar da melhor forma a se tornar um cidadão e um profissional melhor.
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp e tire todas as suas dúvidas. Se você quer conhecer mais sobre nossa estrutura, acesse o nosso site.
Aproveite cada segundo da vida e invista também em seu futuro, que já é muito promissor.
Estamos esperando o seu contato.
Fique com Deus e até o próximo blog.