Olá, tudo joia? 🍔😋
Hoje é o dia Mundial do Hambúrguer, e quem não gosta dessa delícia, né? Preparamos algumas curiosidades sobre essa comida super famosa para os brasileiros, e que é feita de diversas formas e com vários recheios, o que a imaginação permitir.
Comer hambúrguer não tem dia e nem hora, não é mesmo? Muitos preferem comer essa delícia em uma lanchonete ou mesmo em casa, na companhia de amigos e familiares. Tem aqueles que gostam de comer um lanche no café da manhã, pós balada, ou aqueles que comem no almoço ou mesmo no jantar.
Essa comida já se tornou típica na mesa do brasilieiro e une pessoas e somam alegrias quando consumido. Os famosos lanches já fazem parte da rotina de alimentação de jovens e adultos e carregam muitas histórias e curiosidades desde a sua origem. Vamos conhecer um pouco?
Onde e quando foi criado?
Com origem na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o lanche leva a ideia de comer carne moída, redonda e fina (e super saborosa, claro). Existem várias receitas que levam temperos mais simples, como cebola, ovos, e outros ingredientes, ou aqueles mais complexos, como salsichas, molhos diversos e muito mais.
Todo mundo sabe que o brasileiro adora inventar receitas e acrescentar molhos, temperos e ingredientes para deixar a carne e o lanche completo espetacular. Contudo, a receita mais simples com alguns elementos mais comuns, originada na Alemanha, foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.
De acordo com historiadores, o primeiro hambúrguer foi criado no século 13, na Mongólia, onde os cavaleiros colocavam a carne debaixo da cela do cavalo para amaciá-la. No Brasil, chegou na década de 50, com o surgimento das primeiras lanchonetes. Podemos considerar que nosso hambúrguer já é um senhor! 😅
O que os hambúrgueres têm para serem tão saborosos?
Os lanches são cheios de armadilhas, sabe por quê? Por possuírem alto teor de gordura e sódio, os hambúrgueres levam as carnes mais ricas em gordura. Algumas receitas, no momento de moer a carne, ainda colocam um adicionar de gordura, o que faz a carne ficar mais suculenta e saborosa.
Vamos combinar, né? Às vezes dá uma vontade de comer hambúrguer todo o dia de tão prático e saboroso. Mas é claro que nutricionistas recomendam não fazer isso, por mais gostoso que ele seja, especialmente pelo seu teor de gordura.
Muitas hamburguerias ou lanchonetes fazem um acompanhamento com salada, o que pode ajudar na digestão depois, deixando o consumo mais leve. Se você está cuidando do peso, pedir um lanche mais leve, com menos recheio, queijo e maionese pode ser uma ótima pedida. Ainda sim, apesar de leve, não deixará de ser um lanche gostoso.
Além disso, você acredita que os hambúrgueres também são nutritivos? Mesmo sendo fonte de gordura, a carne de hambúrguer é uma grande fonte de proteínas, mas que deve ser consumida com moderação. O pão também, uma fonte de carboidratos que devem ser consumidos com cautela.
Ícone da culinária americana (e também brasileira, vamos combinar), o hambúrguer é bom de qualquer jeito, seja da forma tradicional, gourmetizada ou o que a imaginação permitir.
Desde o pão com queijo, carne e salada, até aos mais elaborados com molhos diferentes, carnes variadas e outros ingredientes, o hambúrguer está sempre muito presente nas refeições e nos momentos entre amigos.
E aí, deu até água na boca, né? Você sabe mais alguma curiosidade sobre essa delícia chamada hambúrguer? Deixa pra gente nos comentários.
Continue acompanhando nosso Facebook, nosso blog, nosso Instagram, e fique por dentro de todas as novidades da nossa escola. Manda um Whats pra gente para conhecer mais sobre a Micropro e nossos cursos. Estamos sempre à disposição para ajudar você! 🤝🧡
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe com amigos e #VemPraMicropro.
Valeu ✌