Olá, tudo joia?
Você que está no ensino fundamental ou está terminando o médio, com certeza já ouviu falar sobre Tiradentes, não é mesmo? Mas você sabe o quanto ele marcou a história do Brasil? Então, continue lendo esse post e fique por dentro.
Amanhã, dia 21 de abril, é celebrado o dia de Tiradentes, apelido dado a Joaquim José da Silva Xavier, um dos mais importantes líderes da Inconfidência Mineira, e único inconfidente a receber a pena de morte pela forca.
Hoje nosso post é um pouco diferente dos demais, pois também precisamos destacar fatos importantes de nossa história. A figura de Tiradentes é um deles, e que deve ser relembrada sempre.
Quem foi Joaquim José da Silva Xavier?
Tiradentes viveu na época do Brasil Colonial, que compreendeu os anos de 1530 a 1822, final marcado com o início da Independência do país. Durante o período em que viveu, Joaquim José exerceu várias profissões, em especial a de dentista, que é de onde surgiu seu apelido.
Apesar de não ser um intelectual, Tiradentes se interessava bastante por assuntos políticos, e esses interesses foram, aos poucos, se tornando diferentes dos interesses de outros habitantes de Vila Rica, local que era centro da atividade mineradora do Brasil na época.
Tiradentes, então, se juntou a algumas pessoas influentes na época para retirar do poder o Visconde de Barbacena, atual governador da Capitania de Minas Gerais, nomeado pela Coroa Portuguesa. Mas, por que ele queria tanto tirar o Visconde do poder?
Na época, a Coroa Portuguesa cobrava o quinto sobre todo o ouro produzido na Capitania de Minas Gerais, isto é, 20% do total de ouro extraído. Contudo, em meados de 1760, a extração do ouro caiu muito, mas o imposto se manteve, e para cumprir a lei, o governador Barbacena impunha até mesmo agressões físicas aos inconfidentes, o que revoltou Tiradentes.
A revolta foi ainda maior quando a Coroa Portuguesa implementou a derrama, que obrigava os mineradores a cobrir com suas posses, ou seja, aquilo que tinham de bens materiais, o que faltava para completar o quinto.
O que foi a Inconfidência Mineira?
A Inconfidência Mineira ocorreu em 1788, pois as elites da Capitania de Minas Gerais estavam insatisfeitas com a exagerada cobrança de impostos feita pela Coroa Portuguesa sobre os colonos. Nessa época, o visconde de Barbacena era o atual governador da capitania, que tinha como obrigação impor a cobrança de impostos sobre o outro.
Revoltados com a imposição da cobrança de impostos, as elites da capitania se viraram contra o domínio português e, juntos dos inconfidentes, planejavam a morte do governador. Logo, Tiradentes era um dos principais envolvidos no plano.
Porém, o movimento não ocorreu, pois foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis. Assim, em 1789, o Visconde de Barbacena suspendeu a derrama e prendeu os envolvidos no movimento, inclusive Tiradentes.
Com medo das punições que viriam, os inconfidentes não confessavam os crimes, apenas Tiradentes, que acabou recebendo a pena mais dura, no dia 21 de abril de 1972, morrendo enforcado em praça pública.
Tiradentes foi tido como herói da nação com a Proclamação da República. Sua imagem passou a ser símbolo de liberdade e de independência do país. E em 1965, já no regime militar, o então presidente do Brasil, Marechal Castelo Branco, sancionou a lei que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional, e Tiradentes oficialmente nomeado mártir, herói, patrono do Brasil.
Uma incrível luta que marcou a história de nossa nação. E você? Já conhecia a história de Tiradentes? Deixe seu comentário.
Continue acompanhando nosso Facebook, nosso blog, nosso Instagram, e fique por dentro de todas as novidades da nossa escola. E se quiser conversar, mande um Whats pra gente. Estamos sempre à disposição para ajudar você! 🤝🧡
Valorize a nossa história e seja um profissional preparado para o mercado! #VemPraMicropro.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe com amigos!
Até mais, abraços.