Olá, tudo bem?
Você já deve ter ouvido falar sobre o dia 4 de julho, festividades, fogos de artifício e muito mais. Pois bem, é neste dia que se comemora a Independência dos Estados Unidos, um dos feriados mais importantes para os norte-americanos. Continue lendo esse post e fique por dentro da história.
História da Independência dos Estados Unidos
No dia 4 de julho de 1776 foi declarada a Independência dos Estados Unidos, por Thomas Jefferson, e colocou fim à relação de colonialismo que existia entre as Treze Colônias e a Inglaterra. Com essa declaração, os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a se tornar independente.
Insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos na época, a elite colonial liderou a independência, constituindo uma nova nação com princípios republicanos e federalistas, inspirada pelos ideais iluministas que defendiam as liberdades individuais e o livre comércio.
Esse modelo de nação norte-americana no século XVIII serviu de inspiração para muitos outros países do continente americano. O Brasil, por exemplo, no período da República, instaurado em 1889, se inspirou nesse modelo. Veja só um resumo sobre o movimento clicando aqui, no site do Brasil Escola.
Principais causas
A Independência foi fruto das divergências entre a Inglaterra e as Treze Colônias. Durante o século XVIII, a Inglaterra se envolveu em uma série de conflitos que aumentaram os impostos para os colonos. Em resumo, a política da Inglaterra mudou e isso não agradou os colonos, motivando-os contra a Inglaterra.
Na época, por meio do Parlamento, a burguesia passou a controlar o país, tornando a Inglaterra uma monarquia parlamentar constitucionalista. Além disso, interessada na expansão da indústria e motivada pelo advento da Revolução Industrial, buscava novas fontes de matérias-primas, bem como novos mercados, levando ao aumento dos impostos.
Assim, com o aumento do controle colonial, a Revolução Industrial, a Guerra dos Sete Anos e outras guerras em que se envolveu, a Inglaterra escolheu manter um exército permanente nas Treze Colônias, aumentando os conflitos e impostos.
Comemorações
Finalmente, foi realizado o Congresso Continental da Filadélfia, que reuniu representante de todas as colônias. Neste congresso, os colonos chegaram à conclusão de que não era possível se manterem sob o domínio inglês. Logo, em 4 de julho de 1776, a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Esta declaração defende a liberdade individual, o respeito aos direitos do ser humano e o direito de revolução, tendo como base os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade. Um marco histórico para os Estados Unidos.
Muito importante para uma nação inteira, esta data é muito comemorada pelos norte-americanos. Um dia em que acontecem eventos comemorativos, como desfiles, shows, concursos, competições esportivas e, claro, os tão famosos fogos de artifícios.
Consequências
Também conhecida como Revolução Americana, a Independência consolidou os Estados Unidos como nação independente. O Republicanismo consolidou-se como alternativa política, e os ideais iluministas inspiraram movimentos de independência em outros países, como o Brasil.
Além do declínio do domínio colonial da Inglaterra na América continental, a França e a Espanha recuperaram parte de seus territórios e iniciou-se também a expansão territorial dos Estados Unidos das terras entre os Montes Apalaches e o Rio Mississippi, cedidas pela Inglaterra.
Muito bom conhecer a cultura e a história de nações espalhadas pelo mundo, em especial a dos Estados Unidos. Se você quiser conhecer melhor sobre a história, fale com um de nossos professores de inglês. Eles podem te contar mais curiosidades para você ficar por dentro desse grande marco histórico nos EUA.
Quer bater um papo com a gente? Manda um whats agora e fale com um de nossos atendentes. A Micropro está sempre à disposição para te ajudar. Fique à vontade para deixar seu comentário, com dicas, dúvidas, sugestões para nós. 🤝🧡
E antes de você ir, aproveite para seguir nossa página no Instagram, acompanhar o Facebook e o blog também, pois toda semana tem novidades, curiosidades e oportunidades para você estudar e criar experiências com a gente. Compartilhe esse post e espalhe boas ideias!
Até mais, valeu ✌