Você que é jovem e está em busca de uma oportunidade de trabalho, sabe a diferença entre Jovem Aprendiz e Estagiário? Afinal, Jovem Aprendiz tem carteira assinada? Quantas horas eu posso trabalhar por semana? Com qual idade eu posso começar a buscar meu primeiro emprego? O Blog da MicroPro Marília responderá todas as suas dúvidas a respeito do tema.
Jovem Aprendiz
Para ingressar no Programa Jovem Aprendiz, você precisa possuir a idade entre 14 a 24 anos. Após, passar pelo Recrutamento e Seleção da empresa, você será matriculado em um Programa de Aprendizagem, ou seja, além da parte prática na empresa, você também aprenderá a parte teórica na instituição de ensino.
O Jovem Aprendiz é regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), portanto, a sua carteira será assinada.
A respeito do salário, cada empresa adota a sua política. Porém, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a lei do jovem aprendiz garante ao aprendiz o direito ao salário-mínimo-hora de R$ 4,75 (vigência no ano de 2020).
Estágio
Para estagiar, você precisa possuir 16 anos ou mais e estar matriculado no ensino médio, curso superior ou técnico. O estágio oferece a oportunidade de colocar os seus estudos na prática.
Diferentemente do Programa Jovem Aprendiz, o estágio não cria vínculo empregatício com a empresa, ou seja, sua carteira não é assinada. Porém, é feito um contrato chamado “Termo de Compromisso de Estágio”.
Sobre os benefícios, na maioria das vezes, você receberá a bolsa-auxílio e uma ajuda com o Vale Transporte, lembrando que esses fatores podem variar de acordo com a política das empresas.
Para acessar a nova Lei do Estágio, clique aqui.
Mas afinal, compensa ser jovem aprendiz ou fazer estágio?
Ambos!
Na maioria dos anúncios de emprego, um dos requisitos é a experiência. Com o Programas de Aprendizagem e Estágios você possui a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, adquirir experiências e começar a trilhar sua carreira de sucesso.
Na MicroPro Marília temos o Programa Pro Currículo, no qual você pode se preparar para o mercado de trabalho e ainda ser encaminhado para as empresas da região. Para saber mais, clique aqui.
Por hoje é só, pessoal!
Acompanhe nossas redes sociais, Facebook, Instagram e fique ligado em nossas próximas postagens no blog.
Até breve!