Blog da Micro

7 dicas para escolher sua profissão

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Escolher uma profissão talvez seja uma das decisões mais difíceis da vida, nem todos conseguem fazer essa escolha de maneira simples.

Essa decisão, geralmente, é feita em uma idade na qual ainda não temos experiência e nem autoconhecimento suficiente e, algumas vezes, pode parecer algo impossível.

Em uma pesquisa pela Universidade Anhembi Morumbi, mostrou que metade dos jovens escolhem a carreira sem conhecer a profissão e 27% dos estudantes entrevistados têm dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Portanto, é notável que a escolha profissional pode ser uma tarefa complexa. Mas não se preocupe! Nós preparamos, 7 dicas para tornar essa decisão mais fácil.


Autoconhecimento

O primeiro passo e o mais importante é investir no autoconhecimento. Saiba quem você é, conheça os seus desejos, talentos, aptidões, o que você gosta de fazer e o que você não gosta.

Essas reflexões auxiliam a descobrir suas limitações, habilidades e facilitará a decisão pela escolha profissional.


Pesquise: Conheça as áreas

Do que você gosta? Se você ainda não sabe qual é a sua área de aptidão, pesquise!

Para te auxiliar, defina primeiro o seu campo de interesse – ciências humanas, exatas ou biológicas – e em seguida leia sobre os cursos, profissões e instituições do seu agrado. Esse processo te ajudará na decisão.

 E lembre-se não existe uma profissão que seja perfeita, entretanto, trabalhar com áreas em que você possui interesse será mais fácil para lidar com os problemas cotidianos do seu cargo.


Visite empresas

Conhecer o mercado de trabalho é outra maneira de auxiliar na escolha da carreira profissional.

É importantíssimo saber o que cada profissional faz no seu dia a dia, visitar empresas e sentir o mercado de perto. Assim, fica mais fácil saber o que te interessa e os prós e contras da profissão.


Converse com profissionais

Conversar com profissionais que já estão no mercado e saber a realidade da profissão, evita frustrações futuras. Procure saber o dia a dia da profissão, os problemas que esses profissionais precisam resolver e o plano de carreira para cada área.  


Procure a orientação profissional

Se mesmo após conhecer as áreas de interesse e as empresas, você ainda não souber como escolher a sua profissão, é possível pedir ajuda para profissionais que trabalham com a orientação e testes vocacionais.

Na orientação vocacional, você entrará em contato com seus próprios gostos, aptidões e talentos e poderá escolher a carreira profissional por si só.


Procure estagiar

Se você estiver no ensino médio, você tem a possibilidade de realizar estágios em diversas áreas ou até mesmo participar do programa para a menor aprendizagem. Agora, se você já está na faculdade, você tem a possibilidade de estagiar na área e em diversas empresas.

Dessa forma você pode conhecer o dia a dia das profissões.


Tome sua decisão com calma

A escolha da carreira profissional pode não ser fácil, então a faça no seu tempo. Por ser uma decisão para sua vida, utilize o tempo que for necessário, não tenha pressa. Uma vez que, o seu desenvolvimento e crescimento como profissional dependerá da sua felicidade e identificação com área.

Após, todos esses passos, a carreira profissional possivelmente será a mais adequada para o seu perfil.

E por fim, lembre-se: se a profissão escolhida for a que você se identifica, alcançar o sucesso será apenas uma questão de tempo.


E aí pessoal, as dicas foram úteis?

Fiquem ligados aqui no nosso Blog, Facebook e Instagram também. Assim que saírem mais novidades, iremos compartilhar com vocês.

Por hoje é só. Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *