Blog da Micro

A Relação das Cores com o Cinema

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Você já pensou em como as cores podem influenciar nossas emoções? As combinações das paletas de cores podem nos mergulhar em sentimentos alegres ou até mesmo nos levar às lágrimas.

Este é um dos mecanismos mais usados pelos cineastas para contagiar os telespectadores com as diversas cenas narradas durante a trajetória do filme.

A teoria das cores afirma que todas as tonalidades despertam algum tipo de emoção nos telespectadores. O manuseio dessas cores é utilizado de diversas formas, como por exemplo, para levar o público à intenção do autor, retratar cenários e sentimentos vividos pelas personagens.

Agora pense nos seus filmes favoritos… Você consegue identificar a paleta de cores utilizadas e o que isso representa na história?

Segue um guia rápido com todos os significados:


Representatividade das cores


VERMELHO

Paixão, raiva, desejo, energia, velocidade, força, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

ROSA

Amor, inocência, saudável, feliz, conteúdo, romântico, charmoso, brincalhão, suave, delicado, feminino.

AMARELO

Sabedoria, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, imaginação, esperança, luz do sol, verão, desonestidade, covardia, ciúme, cobiça, engano.

LARANJA

Humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante.

VERDE

Cura, tranquilidade, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza, meio ambiente, saúde, sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade.

AZUL

Fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia.

ROXO / VIOLETA

Realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensível, intimidade

MARROM

Materialista, sensação, terra, casa, ao ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade

PRETO

Poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, maldade, tristeza, remorso.

BRANCO

Proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, frio.

PRATA

Riquezas, glamourosa, distinta, terrosa, natural, elegante, alta tecnologia.

OURO

Precioso, riqueza, extravagância, quente, prosperidade, grandeza.


Cada combinação dessas cores nos causa um sentimento específico. Veja o exemplo:


O filme Aladdin mistura os tons azuis representando a história da Arábia, onde a água é muito preciosa. Além disso, o tom transmite a confiança e tranquilidade. O laranja comunica o calor, entusiasmo e o clima do deserto. O roxo demonstra a nobreza de Jasmine. A combinação dessas cores estão presente em quase todas as cenas do filme, traduzindo a história do Aladdin.



O filme Frozen combina as cores do frio da neve, mas com o cenário de cores quentes que remetem ao amor, família e aceitação.


Por fim, podemos perceber que as cores não são inseridas por acaso em um filme, o propósito é de transmitir emoções e guiar a trama da história. Algumas cenas dos grandes filmes, jamais teriam o mesmo efeito se não fosse pela escolha da paleta de cores.

E aí, pessoal? Vocês já conheciam a teoria das cores?

Se algum filme veio a sua cabeça, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós. 

Acompanhe nossas redes sociais, Facebook Instagram e fique ligado em nossas próximas postagens no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *