Olá, tudo joia? O nosso papo dessa vez é sobre o seu perfil profissional nas redes sociais e o quanto ele é atrativo para os recrutadores no mercado.
Mas não se preocupe se você ainda não tem um perfil profissional estruturado no LinkedIn ou em alguma outra rede social, tudo bem? Chegou o seu momento de pôr a mão na massa e fazer o seu!
Atualmente, com a facilidade proporcionada pela tecnologia e pela conexão estabelecida entre as pessoas através das redes sociais, muitas empresas estão procurando pessoas para suas vagas por meio das redes sociais profissionais.
Essas plataformas são ótimas oportunidades para fazer networking, conhecer outros profissionais e se manter atualizado das novidades do mercado de trabalho.
O LinkedIn é um exemplo de rede social profissional, onde você pode colocar, de uma forma pré-estruturada, suas informações e experiências profissionais num só lugar, disponibilizá-las para outras pessoas e, consequentemente, para empresas e seus recrutadores.
É basicamente o currículo que você monta para se candidatar para uma vaga, mas agora na internet. Aliás, caso você ainda tenha dúvidas sobre como montar seu currículo profissional, clique aqui que nós ensinamos você a fazer isso.
Mas é importante prestar atenção nas informações que você coloca em seu perfil, de modo a deixá-lo mais atrativo para os recrutadores das empresas que estão procurando por profissionais qualificados.
Para isso, selecionamos algumas dicas para você deixar o seu currículo online mais interessante para atrair olhares das empresas e recrutadores. Boa leitura!
Monte um perfil profissional completo e bem escrito!
Ser visto e chamar a atenção de quem está lendo seu perfil é o primeiro passo que você deve se preocupar numa rede social profissional.
Então, capriche no seu currículo, seja claro e objetivo, e cuidado com o português, erros de digitação e concordância. Para isso não acontecer, revise-o com calma antes de postá-lo.
Use uma boa foto de perfil e de capa no seu perfil profissional
Assim como nas outras redes sociais, como Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, você também precisa escolher uma foto de perfil para ser reconhecido pelas outras pessoas.
Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher uma foto para a sua página profissional. É importante que seja uma foto apropriada, que demonstre sua aparência e postura profissional, e que seja nítida.
É por meio da sua foto que você passará a primeira impressão para outras pessoas, empresas e recrutadores que visualização seu perfil. Então, capriche na escolha da foto.
Faça uma boa descrição profissional
Esse é o campo que os recrutadores costumam ler primeiro, depois do seu nome, e decidir se vão continuar a ler o seu perfil por completo.
Portanto é o momento de você ser objetivo e colocar sua área de atuação, ou a função que exerce e o local de trabalho (caso esteja trabalhando). Capriche e chame a atenção de quem está lendo.
Faça um bom resumo e use palavras-chave
No resumo, é o momento de você reunir as principais informações sobre seu perfil profissional e comportamental. Nesse momento, sua escrita é bem avaliada pelos recrutadores, portanto, capriche no português.
Nesse campo, você vai descrever seus principais projetos e as área em que você se destaca, além de incluir tópicos breves e objetivos sobre suas experiências profissionais, conhecimentos técnicos e postura comportamental.
Suas competências técnicas e comportamentais são tópicos importantes e que você precisa conhecer e dominar, afinal, são informações pessoais e profissionais relevantes que dizem respeito à sua carreira profissional.
Dessa maneira, demonstre que é você, quais habilidades comportamentais você já construiu e vem desenvolvendo ao longo de sua carreira profissional.
Se você ainda tem dúvidas e deseja conhecer melhor seu perfil profissional e comportamental, o Programa Pro Currículo da Micropro Marília pode te ajudar. Entre em contato conosco, clicando aqui.
Além disso, para se destacar em meio à um número muito grande de usuários no LinkedIn, é importante utilizar algumas palavras-chave, tanto no seu resumo como no título profissional.
Com essas palavras, a chance de um recrutador encontrar você para ocupar uma vaga aberta na empresa para qual ele trabalha aumenta muito. Então, selecione as melhores e destaque-se.
Fale sobre suas experiências e competências profissionais, e solicite recomendações
Quando for falar de suas experiências profissionais, não economize esforços, pois a riqueza de detalhes sobre suas vivências é o diferencial para um avaliador.
Além de escrever o nome da empresa e o cargo que você ocupou ou ocupa atualmente, descreva também as atividades que você executa nessa função, responsabilidades e resultados.
Quanto às recomendações, isso é outro fator relevante e que atrai os olhos dos leitores. São valiosas, pois avaliam o seu trabalho e, muitas vezes, também contam um pouco sobre você, seu comportamento enquanto profissional.
Se você tiver alguma recomendação, coloque-a no seu perfil. Faça também avaliações para pessoas com quem já trabalhou ou ainda trabalha. Isso pode gerar recomendações espontâneas delas para você.
Inclua também a sua formação acadêmica em seu perfil profissional
Assim como nos currículos impressos tradicionais, você também precisa citar a sua formação acadêmica, como item básico.
Descreva todas as informações disponíveis sobre seus estudos, como anos de conclusão das suas formações, cursos, MBAs, graduações, pós-graduações etc.
Participe de grupos e acompanhe empresas
Seja ativo e visível no LinkedIn, participando de grupos e discussões construtivas, e construindo networking com outros profissionais.
Isso ajudará você a ser mais conhecido, além de construir opiniões sólidas e relevantes sobre o mercado, trabalho, e outros assuntos com outros profissionais da área.
Além dos grupos, seguir páginas de empresas pode ser muito válido também. Pois além de ficar por dentro das novidades e conteúdos que as empresas postam, você pode ficar por dentro do que acontece no mercado e suas tendências.
Revise antes de publicar!
O último passo, e o mais importante, é revisar o conteúdo do seu currículo online antes de postá-lo em definitivo na rede social profissional.
Revise a estrutura do currículo como um todo, preocupando-se com o português, concordância e possíveis erros de digitação. Corrija-os sempre que perceber algum erro.
Algo que vocês já sabem, mas não custa nada reforçar: nunca minta sobre suas informações. Isso pode prejudicar a sua credibilidade no mercado, conquistada com tanto esforço e dedicação por anos.
Agora que você já sabe de todas essas dicas, escolha uma plataforma que deseja estruturar seu perfil profissional e mãos à obra!
Através dele, você poderá ser encontrado, reconhecido e lembrado, além de acompanhar empresas e oportunidades de trabalho na área que você mais gosta e se identifica. Então, capriche, pois você só tem a ganhar!
Se esse post foi útil para você, salve em seus favoritos e compartilhe com amigos! E se ficou alguma dúvida ou você quer dar sugestões, escreva para nós nos comentários. Combinado?
Aproveite para ler nossos outros posts no blog e seguir nossa página no Facebook e no Instagram.
Até breve!