Blog da Micro

Independência do Brasil: histórias e reflexões sobre esta data marcante para o país

Conhece a história da Independência do Brasil? Aproveite para comemorar a data com a leitura deste texto que está incrível. Clique e confira!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Olá, esperamos que esteja tudo bem por aí!

No blog de hoje, vamos falar sobre uma data marcante para o nosso país, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Continue lendo este post e relembre a história e algumas reflexões sobre esta data que marcou nossa história.

O que foi e o que causou a Independência do Brasil?

O fato histórico para o país aconteceu em 7 de setembro de 1822 e simbolizou a transformação do Brasil em uma monarquia. Dom Pedro I foi o protagonista deste feito, dando o famoso grito de independência às margens do Rio Ipiranga: “Independência ou Morte”.

Este episódio está diretamente ligado à chegada da família real ao Brasil, em 1808, que chegou ao nosso país fugindo das tropas francesas. A vinda desse pessoal também nos ajudou no desenvolvimento da economia. A abertura dos portos brasileiros às nações amigas, por exemplo, foi um sinal disso, que permitiu um comércio maior entre brasileiros e ingleses.

Quais foram as consequências da Independência?

Os resultados desse novo momento para o Brasil não só fizeram com que o país se tornasse independente, como contribuiu para a construção de uma nacionalidade brasileira.

A monarquia brasileira também se tornou a única no continente, junto da haitiana e mexicana. Por outro lado, o feito também levou o Brasil a ter que pagar uma indenização de 2 milhões de libras aos portugueses como pagamento pelo acontecimento.

Algumas curiosidades

A independência do Brasil também rendeu muitas histórias. Ela não teria sido possível, por exemplo, sem a interferência da maçonaria. Muitos seguidores dessa religião acabaram se envolvendo com a coroa portuguesa, o que levou a Inconfidência Mineira, por exemplo.

Os maçons também foram responsáveis por convencer Dom Pedro a ficar no Brasil, ele que estava sendo cobrado a voltar para Portugal desde o fim do ano anterior à independência, 1821. A oficialização ocorreu no dia 9 de janeiro, que ficou conhecido como o famoso “dia do Fico”.

Em 13 de agosto, menos de um mês antes da independência, Pedro I nomeou sua esposa, Leopoldina da Áustria, como chefe de estado e princesa regente interina do Brasil. Ela assinou, em 2 de setembro, um decreto declarando o Brasil oficialmente separado de Portugal.

Quando houve a ruptura oficial, Pedro I estava em visita à Província de São Paulo. Em 5 de setembro, ainda sem saber sobre a notícia do fato, ele partia de volta ao Rio de Janeiro. Dois dias depois, quando aconteceu o “grito do Ipiranga”, Pedro de Alcântara passou a sofrer recorrentes crises de disenteria enquanto cavalgava com a sua comitiva. Já pensou?

Logo ao receber a notícia da separação, Dom Pedro I proclama o famoso grito que entrou para a história: “Independência ou morte!”. Um marco importante da nossa história, que precisa ser relembrado por todos nós.

Aprenda de verdade com a Micropro Marília

Aqui na Micropro, você conta com um material de super qualidade e um time de professores fera, que te ajuda a aprender de forma divertida e dinâmica.

Além do desenvolvimento profissional e comportamental, você tem à disposição uma estrutura completa e pessoas apaixonadas em ajudar no seu sucesso, ensinar e te ver feliz.

Envia um Whats pra gente agora e dê os primeiros passos para o sucesso.

Antes de ir, siga nossa página no Instagram, acompanhe o Facebook e o blog também, pois toda semana temos novidades, curiosidades e oportunidades para você estudar e viver experiências com a gente. Fique à vontade para deixar seu comentário, dicas, dúvidas, sugestões. 🤝🧡

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe e espalhe boas ideias no mundo.

Fiquem com Deus.

Valeu! ✌

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *