Olá, tudo bem? Que bom rever você.
Você deve estar se perguntando… “Mas, hoje não é dia de celebrar a Proclamação da República?”. Sim, é dia de celebrar um dia histórico para nossa nação, mas também ficarmos ligados sobre a cultura do nosso povo.
Além da Proclamação da República que comemoramos hoje, 15 de novembro, celebraremos, no próximo dia 20 de novembro, uma data muito importante, o Dia Nacional da Consciência Negra.
Esse é um tema comum, que geralmente tomamos conhecimento na escola, mas pouco ouvimos no dia a dia. Precisamos fortalecer essa luta, pois é parte da nossa história também preservarmos nosso povo.
Continue lendo esse post e conheça um pouco sobre a história da Consciência Negra, impactos e porque celebramos essa data.
O que é a Consciência Negra?
O dia de Consciência Negra está ligado à luta contra o racismo, que ainda é muito comum em nossa sociedade.
O racismo é um dos principais fatores de desigualdade social em nosso país. E a discriminação acontece de forma comum, aberta, pública, o que é ainda mais sério.
Diariamente, acompanhamos nos noticiários ou ouvimos histórias de discriminação racial que, de modo geral, nos entristece muito. Essas situações também nos deixam ainda mais pensativos sobre os rumos em que nossa sociedade está caminhando.
Para lutar contra, minimizar ou acabar com seus efeitos desastrosos, ações de conscientização precisam ser espalhadas e levadas a sério pelas comunidades espalhadas por todo o Brasil.
A luta de pessoas pretas no Brasil é ainda muito grande, um esforço diário que precisa ser valorizado, afinal, somos um país com 9,4% de pessoas que se autodeclaram pretas.
Portanto, a conscientização da importância da população preta na sociedade é uma forma de valorizar e reconhecer o papel do preto na sociedade. A luta diária para manter a cultura do nosso país viva precisa ser reconhecida, através de movimentos sociais que apoiam a igualdade social na rua, na internet, em grupos sociais e em diversos outros locais.
Origens do Dia da Consciência Negra
A história desse marco importante data ainda no século XIX, quando se iniciaram os movimentos abolicionistas, de libertação dos negros e fim da escravidão no Brasil.
Mesmo com a assinatura da Lei Áurea, em 1888, que libertava os escravos, a trajetória dos libertados ainda era muito árdua. Não tendo direito à terras ou a qualquer bem, viviam às margens da sociedade, compondo uma comunidade pobre e marginalizada. Realidade que ainda pode ser observada nos dias atuais, claro que em diferentes contextos históricos.
Foi em 1971 que o professor Oliveira Silveira, organizou um grupo de estudos que propôs a criação de uma data comemorativa que representasse a união e luta do povo negro.
A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, uma das maiores personalidades que representava a força, resistência e a luta da população negra no país. Após a criação dessa data, em meio à perseguição e apoio de outros grupos, o Movimento Negro Unido (MNU) foi criado.
Já em 1988, ano de promulgação da atual Constituição Federal Brasileira, um dos principais princípios estabeleceu-se, símbolo da luta que deu certo: a igualdade e o veto à discriminação por qualquer motivo, inclusive racial.
Hoje, o Dia Nacional da Consciência Negra é pautado pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011. Um dia voltado para a reflexão sobre o movimento que acontece há anos, em defesa dos direitos e deveres da pessoa preta em sociedade. Em alguns estados, essa data é feriado.
Essa luta também é sua
O movimento de conscientização precisa continuar, e ele depende de você. Fale sobre essa valorização com seus colegas, amigos, busque informações e formas de ajudar nessa mobilização que também é nossa.
Nós, da Micropro Marília, apoiamos essa luta e estamos abertos para falar sobre o assunto, incentivando nossos alunos a terem conversas pautadas no respeito, no acolhimento e também na conscientização da igualdade social entre os povos.
Aqui com a gente, todo aluno encontra possibilidades e recursos para facilitar ainda mais o seu aprendizado, com estrutura física e aulas totalmente focadas para proporcionar o melhor aprendizado, na teoria e na prática.
Nossas aulas são ministradas por professores qualificados e os materiais são de muita qualidade. Então, venha transformar suas perspectivas de um futuro bem sucedido, pessoal e profissional, em realidade.
É só mandar uma mensagem para nós no WhatsApp e conhecer nossos cursos. Estamos sempre prontos para tirar todas as suas dúvidas, caso necessário. Você pode mandar mensagem a hora que quiser.
Se deseja mais informações, acesse o site da nossa Escola e conheça toda nossa estrutura, além da inovadora e exclusiva metodologia de desenvolvimento pessoal.
Deixe um comentário sobre o que achou deste post e não se esqueça de compartilhar com amigos. Fique com Deus, até o próximo post.