Com certeza você já deve ter se pegado pensando na resposta dessa pergunta:
Sou jovem e sem experiência, como faço para me destacar na entrevista?
Realmente, há alguns anos o Mercado de Trabalho dava prioridade para aqueles candidatos que tinham longas experiência e conhecimento na área. Porém, atualmente, o cenário modificou-se: as atitudes comportamentais pesam muito mais no momento da contratação do que a experiência em si.
Sob o ponto de vista empresarial, é preferível investir em conhecimentos, cursos e aprimoramentos do que tentar modificar o comportamento do candidato.
O G1 realizou uma pesquisa, na qual os recrutadores apontaram que em 48% das vezes os jovens são reprovados por questões comportamentais e em 25% das vezes por falta de qualificação profissional.
Mas afinal, quais são esses comportamentos? O Blog da MicroPro Marília selecionou os 5 principais para que você possa se destacar na entrevista de emprego, mesmo sem experiência. Acompanhe:
Pontualidade
A pontualidade é avaliada desde o momento da entrevista. Dessa forma, você pode demonstrar o seu comprometimento e responsabilidade, caso consiga a vaga de emprego.
Flexibilidade
Uma das características mais desejadas pelos recrutadores. É essencial que o candidato, além do comprometimento, também tenha a capacidade de se adequar as mudanças e ao cenário dinâmico do Mercado de Trabalho.
Disposição e Demonstrar Interesse
Isso é de suma importância, pois o Recrutador não tem como avaliar suas experiências, já que será seu Primeiro Emprego. Então, ele precisa ter a segurança de que você realmente quer trabalhar e que se esforçará para ter um bom desempenho.
Para isso, é necessário que você demonstre interesse e energia. Você pode fazer isso dando exemplos do seu dia-a-dia, da sua rotina ou da sua vivência escolar. É através desses exemplos que o Recrutador avaliará sua disposição e terá a segurança que está fazendo a contratação correta.
Trabalho em Equipe
Por mais que você opte por trabalhar com máquinas e computadores, sempre haverá outras pessoas no seu ambiente de trabalho.
O trabalho em equipe é essencial para que as atividades sejam realizadas com determinação e dedicação. Assim, a equipe pode caminhar em busca de um objetivo em comum.
Proatividade
A proatividade significa antecipar suas responsabilidades por vontade própria, ou seja, sem ser haver uma exigência ou solicitação.
Mas E aí? Como avaliar se sou uma pessoa Proativa?
Você precisa analisar as suas responsabilidades e afazeres do dia-a-dia, por exemplo: Se você lava a louça ou arruma sua cama sem sua mãe precisar te pedir, você demonstrou uma atitude Proativa. Se você faz as atividades escolares com antecedência ou fez algo além do que foi solicitado pelo professor, você teve outra atitude Proativa.
Mas afinal, como o recrutador avaliará isso na entrevista?
Mais uma vez através dos exemplos que você diz durante a entrevista. Então, se você é uma pessoa Proativa, diga isso e comprove com exemplos. Isso contribuirá para o seu resultado.
Quer saber mais sobre o assunto? A Psicóloga da MicroPro Marília- Ana Laura- fez uma live sobre o tema, clique aqui e fique por dentro.
Por hoje é só, pessoal!!
Acompanhe nossas redes sociais, Facebook e Instagram e fique ligado em nossas próximas postagens no blog.
Até breve!