Blog da Micro

Você conhece a história da Proclamação da República?

Conheça um breve contexto sobre a Proclamação da República no Brasil, pois relembrar é viver a nossa própria história!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Olá, tudo bem?

Hoje, feriado de 15 de novembro, celebramos a Proclamação da República, uma data muito importante para nós, brasileiros. Todos nós aprendemos na escola sobre a história do Brasil, mas poucos guardam na memória o significado de importantes marcos do período desde o descobrimento. Por isso, continue lendo esse post e conheça um breve contexto sobre a Proclamação da República no Brasil, pois relembrar é viver a nossa própria história.

Um breve histórico sobre a Proclamação da República

A instituição da República no Brasil começou após a derrubada da monarquia, em 15 de novembro de 1889. Isso aconteceu devido ao enfraquecimento da monarquia no país a partir da década de 1870 após anunciada uma grande crise imperial.

Consequência da crise e da incapacidade dos imperadores, atuais governantes do Brasil na época, de atender a novas demandas na sociedade brasileira, dois grandes grupos, os políticos e militares, se revoltaram, manifestaram e puseram fim à monarquia.

Toda revolta contou com a ajuda do marechal Deodoro da Fonseca, responsável por liderar os movimentos para a derrubada do poder imperial. Portanto, podemos considerar que a crise da monarquia no Brasil começou na década de 1870, após a Guerra do Paraguai, no qual o Brasil saiu vencedor e a monarquia ficou mais enfraquecida ainda, devido aos novos movimentos e arranjos políticos que estavam se formando no país.

Mas o que de fato aconteceu?

Após proclamada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, se iniciou o período imperial no país, o Brasil Império ou Monárquico. Durante os anos de 1822 a 1889, o Brasil foi governado por imperadores, sob poder vitalício e hereditário.

Depois de um tempo no governo, os imperadores já não conseguiam mais suprir as novas necessidades da sociedade brasileira, bem como já não podiam mais sustentar as manifestações os rearranjos nos sistemas político e militar que estavam transformando o país.

Estes dois grandes grupos, políticos e militares, se uniram para realizar um golpe e tirar a monarquia do poder. Isso porque ambos, republicanos, estavam muito insatisfeitos com as atividades dos imperadores. Eles reivindicavam a modernização do país e novas agendas para a política brasileira, e como bons republicanos, defendiam essa forma de governo como uma solução mais moderna para o Brasil.

Políticos, militares e outras demandas

Com relação aos militares, a insatisfação com os monarcas começou logo após a Guerra do Paraguai, quando o Exército brasileiro, vitorioso, estabeleceu-se como uma instituição profissional. Devido a isso, os militares passaram a exigir seus direitos, como aumento salarial e melhoria no sistema de carreira, o que o império já não conseguia suprir na época.

Do lado da política, a insatisfação com a monarquia acontecia principalmente em províncias como São Paulo, devido à sub-representação política. Na época, São Paulo exercia muita representatividade econômica com relação às demais províncias. Contudo, em termos políticos, sua representação era mínima em relação ao Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, por exemplo, que eram economias decadentes. Isso mobilizou as elites políticas na exigência de maior participação política no país.

Além da revolta de ambos os grupos, existiam outras demandas que também enfraqueceram a monarquia no Brasil: o laicismo e o abolicionismo. O estabelecimento do laicismo, isto é, a transformação do Brasil em um Estado laico, separando oficialmente o Estado e a religião foi uma delas. A pauta sobre abolicionismo, que movimentou a década de 1880 no Brasil, também era outra demanda importante. Neste caso, a maioria dos abolicionistas concordavam com os ideais republicanos, e a mobilização em defesa do movimento se direcionou para a implantação da república.

Por fim, o que deu?

Com todas essas exigências e conflitos entre republicanos e monarcas, a Proclamação da República foi consequência de um golpe, ao mesmo tempo planejado e improvisado, realizado pelos militares, mas que contou com o envolvimento civil. O apoio de Deodoro da Fonseca, indicado à presidência no governo provisório, foi um passo decisivo neste movimento.

A Proclamação da República foi um marco muito importante para a nossa história e trouxe muitas mudanças para o país, como a implantação da república, do federalismo, do estado laico e o estabelecimento do presidencialismo.

Nessa época, outras mudanças importantes foram o estabelecimento do sufrágio universal masculino, isto é, o direito de voto para todos os homens adultos dentro do sistema político, e o fim do voto censitário, ou seja, direito de voto apenas para cidadãos economicamente privilegiados.

Depois do período da instauração da república no país, a década de 1890 foi marcada por muitos conflitos, especialmente por disputas entre monarquistas e republicanos e os diferentes interesses políticos que defendiam.

E aí? Gostou de relembrar um pouco desse período marcante para nossa história? Agora sim o feriado fará ainda mais sentido!

Relembrar é viver! #VemPraMicropro

Fala sério, a gente sempre fala isso aqui, mas é sempre bom relembrar. Tudo fica mais fácil e interessante quando aprendemos algo que gostamos num lugar incrível, com uma estrutura massa, professores e materiais excelentes que facilitam e muito no aprendizado.

Sim, estamos falando da Micropro Marília. Além do desenvolvimento profissional e comportamental, você tem à disposição uma estrutura completa e pessoas apaixonadas e motivadas pelo seu sucesso! Manda um Whats e venha fazer parte desse ambiente incrível e que valoriza muito a nossa cultura!

Siga nossa página no Instagram, visite nosso canal no YouTube, acompanhe o Facebook e o blog também. Toda semana tem novidades por lá, curiosidades e oportunidades para você estudar e viver experiências com a gente. Fique à vontade para deixar seu comentário, dicas, dúvidas, sugestões. 🤝🧡

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe e espalhe boas ideias no mundo.

Fiquem com Deus.

Até a próxima! 🤙

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *